Navigator avança com apoios para produtores florestais afetados pela depressão Kristin


Face à dimensão da depressão Kristin, que devastou áreas consideráveis em pelo menos 60 concelhos da região centro de Portugal, a The Navigator Company, através do Clube Produtores Florestais Navigator, vem manifestar solidariedade e apoio aos seus parceiros florestais que sofreram impactos operacionais e económicos.

A Navigator manifesta total disponibilidade para aumentar de forma extraordinária nos próximos meses, e até indicação em contrário, a tolerância de receção de madeira fina sem penalização/desconto até 30% do volume por carga de madeira proveniente dos concelhos atingidos (consultar lista no ponto 2 do Diário da República em baixo). Reiteramos, contudo, como é amplamente conhecido, que o processamento industrial da madeira fina (entre 5 e 8 centímetros de diâmetro) tem um impacto negativo muito significativo no rendimento, na eficiência e no custo das nossas operações industriais.

É particularmente importante realçar que, como é usual, a madeira tem de ser recebida na forma e dimensões de corte adequadas, sendo criadas medidas especiais de inspeção para garantir este requisito. Como é habitual, a Navigator manterá a prática de não desvalorizar a madeira afetada por fenómenos catastróficos que receber nas suas fábricas, e não irá tolerar qualquer tipo de aproveitamento especulativo desta trágica situação que prejudique os produtores florestais, reservando-se o direito de penalizar comercialmente quem comprovadamente o fizer.

Para repor rapidamente o património e o rendimento futuro dos proprietários, bem como a disponibilidade de madeira para a indústria, é necessário acelerar as replantações nas áreas de eucalipto. Assim, os nossos parceiros devem estimar, quanto antes, a quantidade de plantas de que necessitam para as próximas campanhas de replantação de março a maio e de setembro a novembro. Estes pedidos deverão ser feitos através dos canais habituais, sendo dada prioridade e condições especiais de aquisição aos membros do Clube Produtores Florestais Navigator.

Além disto, para os membros do Clube, a Empresa irá ainda acelerar a implementação de diversas medidas de apoio, a comunicar brevemente. 

A The Navigator Company prima pelo apoio constante e sistemático aos seus parceiros florestais e manifesta neste momento difícil uma total disponibilidade para trabalhar em conjunto na (re)construção de uma floresta mais ordenada e resiliente.

Anexos:

  1. Diário da República
  2. Comunicado de Imprensa - 9 de fevereiro de 2026