Na vanguarda da gestão florestal

Inovação, tecnologia, investimento, modernização e valorização foram das palavras mais ouvidas no encontro anual Produtores Florestais. Perante uma sala cheia, os oradores convidados deram o seu contributo no aprofundamento do tema “Modernização e rentabilidade na floresta – A tecnologia ao serviço da gestão sustentável”.

O evento, que decorreu no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche, no passado dia 4 de julho, foi o 4º encontro da comunidade Produtores Florestais. A abertura da sessão esteve a cargo de Susana Cruz, vereadora da Câmara Municipal de Coruche, que considerou que a iniciativa cumpre um papel fundamental na tão necessária “transferência de conhecimento entre a indústria, universidades, centros de investigação e os produtores, para garantir melhor floresta, com melhor gestão e melhor ordenamento”.

Seguiu-se a intervenção de João Lé, administrador executivo da The Navigator Company, que relembrou a evolução do projeto Produtores Florestais ao longo dos seus quatro anos de vida.  Com um website dedicado e uma revista em papel, que vai na sua 14ª edição, a comunidade conta agora também o Clube Produtores Florestais – um Clube que tem como eixos principais “a promoção da gestão ativa da floresta, a defesa da produção de madeira nacional, e a mitigação dos riscos de incêndio, para proteger os rendimentos e a segurança da população rural e de quem investe”, sublinhou.  

Mas a ação do Clube passa também, acrescentou, por “valorizar o capital natural, estimular a captura de CO2, preservar ecossistemas ou trabalhar com todos os agentes do setor para que haja possibilidade de modernizar equipamentos”. Através dessa modernização, garantiu João Lé, “teremos mais eficiência e a redução de emissões, sendo que este é um contributo que todos temos de estar preparados para dar à sociedade”.

Assista aqui à gravação completa do evento: https://www.youtube.com/live/dFejZxrob-U 

9 Agosto 2024