Porquê certificar a gestão da sua propriedade?

A certificação da gestão florestal consiste no reconhecimento das práticas silvícolas por parte de uma entidade externa independente e é utilizada, por exemplo, na comercialização e valorização da madeira e dos seus produtos. Pode ser obtida através de um Grupo de Certificação, que tem de ser certificado para este efeito.

Em Portugal, há dois sistemas que permitem este reconhecimento formal da gestão florestal certificada: o FSC® (1) (Forest Stewardship Council) e o PEFC (1) (Programme for the Endorsement of Forest Certification). O país tem vários Grupos de Certificação a operar que podem ajudar o proprietário florestal a obter a certificação da gestão florestal das suas propriedades, com abrangência regional e/ou em todo o território português, incluindo ilhas.

Atualmente, há maior procura de produtos no mercado com selos que incluam garantias sociais, ambientais e económicas, com a preocupação pela sustentabilidade da produção florestal e dos recursos naturais envolvidos. A certificação florestal é, assim, exigida pelos consumidores, e são muitos os produtos com base na madeira que apresentam o selo que a comprova (por exemplo, embalagens, papel, roupa etc.).

A indústria do eucalipto valoriza economicamente a certificação e diferencia positivamente a madeira proveniente de floresta com gestão certificada. Assim, uma das principais vantagens da certificação florestal é o maior valor económico que é possível obter aquando do corte do eucaliptal, com retorno imediato para o proprietário. Além disso, a certificação permite obter, através do corpo técnico dos Grupos de Certificação, apoio na escolha das práticas silvícolas a adotar, na elaboração do projeto florestal (RJAAR), na seleção dos materiais (plantas, fertilizantes…), no conhecimento da legislação aplicável em cada fase da gestão e em problemas específicos que possam surgir nas plantações durante o ciclo de crescimento.

Com a certificação, há também a possibilidade de aumentar a produtividade dos eucaliptais, bem como de outras espécies, melhorando significativamente a qualidade da gestão florestal em termos produtivos, prolongando a vitalidade das plantas e o retorno económico do povoamento por várias rotações, além de melhorar a qualidade ambiental através da preservação e/ou melhoria da biodiversidade, de características do solo, dos recursos hídricos e dos bens culturais. Para a madeira ser comercializada como produto certificado, além da gestão da propriedade florestal, os fornecedores e as fábricas têm de estar certificados. Este atestado reconhece a aplicação de boas práticas e cumprimento da legislação em todas as fases da atividade florestal, desde a produção da matéria-prima até ao produto final.

(1) A Navigator Forest Portugal tem a sua gestão florestal certificada pelo FSC (FSC®–C010852) e pelo PEFC (PEFC/13-23-001)


Encontre um Grupo de Certificação à sua medida

Há vários Grupos de Certificação que o podem ajudar a certificar a sua gestão florestal. Se tiver dúvidas, contacte-nos através do e-mail premiumflorestal@thenavigatorcompany.com

Grupo de CertificaçãoRegião AtuaçãoSistemaContactoe-mail
2BForestNacionalFSC918 103 085geral@2bforest.pt
Abastena – Sociedade Abastecedora de Madeiras, Lda.NacionalFSC239 827 953geral@abastena.pt
ACFALT – Associação para a Certificação Florestal do Alentejo e Lezíria do TejoVale do Tejo e AlentejoPEFC217 100 014geral.acfalt@gmail.com
ACFBV – Associação Certificação Florestal do Baixo VougaBaixo Vouga – CentroPEFC 234 524 056geral@afbaixovouga.pt
ACFML – Associação Certificação Florestal do Minho-LimaNacionalFSC /PEFC258 944 103acfminholima@gmail.com
ACFPIN – Associação  Certificação Florestal do Pinhal Interior NortePinhal Interior NortePEFC235 77 88 28acfpin@gmail.com
ACHAR – Associação de Agricultores de CharnecaVale do Tejo e AlentejoFSC /PEFC249 760 041charneca@achar.pt
AFLOBEI – Associação de Produtores da Beira InteriorCentro InteriorFSC /PEFC272 325 741aflobei@aflobei.pt
AFLOESTE – Associação Interprofissional da Floresta do OesteNUTT III – OestePEFC93 291 00 01afloeste@gmail.com
AFLOSOR – Associação dos Produtores Florestais da Região de Ponte de SôrAlto AlentejoFSC242 203 296aflosor@sapo.pt
ANSUB – Associacão de Produtores Florestais do Vale do SadoAlentejoFSC /PEFC265 612 684ansub@ansub.pt
APAS Floresta- Associação de Produtores FlorestaisNacionalFSC262 741 083geral@apasfloresta.pt
APFCAN – Associação de Produtores Florestais de Alcobaça e NazaréNacionalFSC244 580 961apfcan@sapo.pt
APIFLORA –  Associação Agro-FlorestalNacionalPEFC242 207 121apiflora.geral@gmail.com
Bioflorestal, S.A.NacionalFSC /PEFC 234 527 123geral@bioflorestal.pt
CERNANacionalFSC /PEFC912 635 692geral@cernams.com
Certiflorbeira – Associação para a Certificação Florestal da Beira BaixaBeira BaixaPEFC967 953 653acfbb@sapo.pt
FORESTIS – Associação Florestal de PortugalNacionalFSC222 073 139info@forestis.pt
Grupo APFCertifica / APFC – Associação de Produtores Florestais do Concelho de Coruche e LimítrofesAlto Alentejo e Vale do TejoFSC243 617 473apfc@apfc.pt
Unimadeiras – Produção, Comércio e Exploração Florestal, S.A.NacionalFSC /PEFC234 521 864geral@unimadeiras.pt



Perguntas Frequentes

Existe uma área mínima para a certificação da gestão florestal? Não. Está acessível a todos, sejam pequenos ou grandes proprietários/produtores.

Tenho de ser dono do terreno? Não. Pode ter a posse dos terrenos, ser a pessoa/entidade com poderes para gerir a propriedade.

Só é possível certificar antes da plantação? Não. Em qualquer momento do ciclo de crescimento é possível certificar, assumindo o compromisso de melhoria contínua após a adesão.

Posso desistir da certificação a qualquer momento? Não, pois é assumido um compromisso de médio prazo na gestão florestal certificada.

Posso utilizar quaisquer técnicas silvícolas? Não. Um dos pressupostos é cumprir a legislação vigente e cumprir boas práticas ambientais e de segurança nas operações florestais.

Posso escolher qualquer prestador de serviços para explorar a madeira? Não, este tem de ter certificação de cadeia de responsabilidade/ custódia referente ao sistema de certificação (PEFC ou FSC), ou estar incluído como prestador de serviços florestais no Grupo de Certificação (FSC), para manter a certificação entre a mata e a indústria transformadora, assegurando a rastreabilidade do produto certificado.


Como fazer a adesão à certificação em 3 etapas?

  1. A adesão a um Grupo de Certificação é simples. O processo é voluntário e poderá ser desencadeado contactando o comprador de madeira, a organização de produtores florestais da região ou diretamente um Grupo de Certificação (veja a lista nestas páginas).
  2. Preparação da documentação necessária, que consiste em:
    • Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte;
    • Comprovativos da titularidade ou posse dos terrenos;
    • Mapa com a indicação dos limites do terreno (este pode ser feito pelo Grupo de Certificação).
  3. A assinatura do Compromisso de Adesão junto do Grupo de Certificação é o último passo para completar o processo, cuja conclusão é confirmada num prazo de 2/3 semanas.


Artigo da autoria de Daniela Ferreira (RAIZ ­– Instituto de Investigação da Floresta e Papel) e de Susana Morais (The Navigator Company), publicado originalmente na revista n.º 14, de junho de 2024, que pode descarregar aqui
.